segunda-feira, 28 de julho de 2014

Extrações dentárias poderão parar no Guinnes book !

Adolescente teve 232 dentes extraídos!
Será que ele entra para o Guinness book? 
Imagem: Reprodução


Como sabemos, um indivíduo adulto — normalmente tem 32 dentes divididos entre a maxila e a mandíbula. No entanto, segundo a BBC, a equipe da dentista indiana Sunanda Dhiware extraiu 232 dentes de um adolescente de 17 anos chamado Ashik Gavai. Isso mesmo! Foram 232 dentes contados!


Imagem: Reprodução


Quem já teve extração de sisos sabe que o processo pode ser bem doloroso. Agora imaginem o Ashik, quando procurou ajuda reclamando de dor e inchaço em sua mandíbula — cerca de 18 meses antes de passar pela cirurgia — os dentistas inicialmente acharam que se tratava de mais um caso corriqueiro relacionado ao siso. Contudo, os dentistas do vilarejo onde Ashik vive não conseguiram encontrar a causa do problema, e o encaminharam para um hospital de Mumbai. Lá ele foi recebido pela equipe de Sunanda Dhiware, que inicialmente também não conseguiu achar a causa do inchaço na boca do jovem. Foi durante a cirurgia, que os dentistas encontraram centenas de dentinhos de diversos tamanhos.

Diagnóstico incomum

Imagem: Reprodução

Ashik recebeu o diagnóstico de um problema chamado odontoma composto e complexo, um tumor benigno que causa o crescimento anormal da dentina e do esmalte, resultando no aparecimento de uma grande quantidade de estruturas iguais a dentes. Essa condição é muito rara e, no caso do adolescente, a quantidade de dentinhos extraídos provavelmente é um novo recorde.

A cirurgia para retirar os 232 dentes durou cerca de sete horas, e a equipe extraiu estruturas que variavam de tamanhos entre pequenas sementes de mostarda a bolinhas de gude. Segundo Sunanda Dhiware, em 30 anos de profissão, ela jamais soube de um caso tão incomum como este.

Até onde a cirurgiã tem conhecimento, a maior quantidade de dentes já extraídos por conta da mesma condição de Ashik era de 37. Mas Dhiware precisa consultar a literatura médica para confirmar se os 232 dentes extraídos poderão ser considerados um novo recorde mundial.

O adolescente indiano após a cirurgia saiu com um total de 28 dentes na boca, quantidade normal após a remoção dos sisos.
Imagem: Reprodução
Assuntos relacionados: Saiba o que é hiperdontia




Nenhum comentário :

Postar um comentário