sábado, 7 de junho de 2014

Os apelidos das seleções da Copa do Mundo de 2014




Conheçam os apelidos  dados pelas

 torcidas às seleções que estarão na Copa de 2014 !


Alcunhas( apelidos )

O que canarinho, leão, elefante, tigre e águia têm em comum? Além do fato de serem todos animais, eles representam os apelidos de diferentes seleções de futebol que disputarão a Copa do Mundo de 2014.
Mas não é só de bichos que vivem as alcunhas dadas pelas torcidas aos times. Entre os termos “carinhosos” usados para designar os países que participam do torneio, há referências a cores, jogos de palavras, cultura e história.
A seguir, você confere como cada uma das 32 equipes do Mundial deste ano é chamada por seus torcedores.



Brasil
Nome oficial: Seleção Brasileira de Futebol
Apelido: Canarinho
Origem: O nome é uma referência às cores verde e amarela da bandeira nacional, que passaram a ser usadas na camisa da seleção depois de o Brasil perder a Copa de 1950, quando jogou de branco (à esquerda da foto). O apelido foi uma invenção do radialista Geraldo José de Almeida.





Uruguai

Nome oficial: Seleção Uruguaia de Futebol
Apelidos: Celeste ou Charrua
Origem: O apelido mais comum da seleção uruguaia é o termo “celeste”, que faz clara referência à cor do uniforme. Desde 1910, o país usa o azul em campo, em homenagem ao extinto clube FC River Plate, um dos principais do país. Já charrua, o outro nome usado, foi adotado para lembrar os indígenas dessa tribo, que habitavam o território uruguaio e do Rio Grande do Sul, e foram massacrados no século 19.

Argentina

Nome oficial: Seleção Argentina de Futebol
Apelido: Albiceleste
Origem: Também em ligado às cores da bandeira e da camisa, o apelido dos “hermanos” é a mistura do branco com o azul-celeste




Colômbia

Nome oficial: Seleção Colombiana de Futebol
Apelido: Los Cafeteros (Os Cafeteiros)
Origem: A tradição do café, um dos principais produtos do país, chegou ao campo de futebol e apelidou a seleção.



Chile

Nome oficial: Seleção Chilena de Futebol
Apelido: La Roja (A Vermelha)
Origem: Devido à camisa vermelha, adotada pela seleção, a alcunha foi adotada pela torcida do país




Equador

Nome oficial: Seleção Equatoriana de Futebol
Apelido: La Tri (A Tricolor)
Origem: Amarelo, azul e vermelho são as cores da bandeira do país e foi por isso que sua seleção ganhou o nome La Tri.


México

Nome oficial: Seleção Mexicana de Futebol
Apelido: La Tri (A Tricolor)
Origem: A razão para o apelido mexicano é similar à do Equador. Aqui, porém, a referência está no uniforme, que traz as cores verde, branco e vermelho (as mesmas da bandeira). 


Costa Rica

Nome oficial: Seleção Costarriquenha de Futebol
Apelido: Los Ticos (Os Ticos)
Origem: Como o termo “tico” costuma ser adotado coloquialmente para chamar os cidadãos costarriquenhos, nada mais justo do que chamar dessa maneira a seleção do país. 


Honduras

Nome oficial: Seleção Hondurenha de Futebol
Apelido: Los Catrachos (Os Catrachos) ou La Bicolor (A Bicolor)
Origem: O termo “la bicolor”, sem surpresas, é usado devido às cores azul e branca da bandeira. Já “los catrachos” tem uma razão menos óbvia. A expressão é usada como sinônimo de hondurenho desde o século 19, em homenagem ao herói nacional e ex-presidente Florencio Xatruch, cujo sobrenome foi “adaptado” dando origem à palavra. 


Estados Unidos

Nome oficial: Seleção de Futebol dos Estados Unidos
Apelido: The Star and Stripes (Time das Estrelas e Listras) ou Yankees
Origem: A primeira alcunha é, assim como outros vizinhos da América, uma homenagem à bandeira do país. Já o termo Yankees foi adotado para lembrar os vencedores da Guerra de Secessão (de 1881 a 1886).


Japão

Nome oficial: Seleção Japonesa de Futebol

Apelido: Os Samurais Azuis
Origem: Criada pela federação de futebol local, a expressão foi a mais votada pelos japoneses, em uma eleição com 5 opções. No nome, a tradição dos guerreiros do Japão feudal é reverenciada. 



Austrália

Nome oficial: Seleção Australiana de Futebol
Apelido: Socceroos
Origem: O curioso nome da seleção australiana surgiu da mistura das palavras inglesas soccer (futebol) e Kagaroos (cangurus).


Irã

Nome oficial: Seleção Iraniana de Futebol
Apelido: Team melli (Time do Povo)
Origem: A alcunha “Team melli”, na verdade, é a tradução inglesa da expressão em farsi “time do povo”. 



Coréia do Sul

Nome oficial: Seleção Sul-coreana de Futebol
Apelido: Os Tigres Asiáticos ou Guerreiros de Taegeuk
Origem: Além de trazer uma alusão ao tigre, típico animal da Ásia, o apelido “os tigres asiáticos” tem relação direta com a economia agressiva do grupo de países do continente que despontaram nos anos 80 e 90. Já “guerreiros de Taegeuk” está ligado à filosofia e aos valores do país. O símbolo do Taegeuk é representado no centro da bandeira do país. 


Nigéria

Nome oficial: Seleção Nigeriana de Futebol
Apelido: As Superáguias
Origem: O nome vem para mostrar a força do mascote do país, a águia, animal também representado no brasão da associação de futebol nigeriana.




Costa do Marfim

Nome oficial: Seleção Marfinense de Futebol
Apelido: Os Elefantes
Origem: O animal é um símbolo da Costa do Marfim, uma vez que sua economia foi marcada pela extração do marfim das presas dos elefantes.


Gana

Nome oficial: Seleção Ganesa de Futebol
Apelido: Os Estrelas Negras
Origem: O nome alternativo adotado pela torcida de Gana está diretamente relacionado à bandeira do país, que traz uma estrela de cinco pontas preta no centro. O ícone, por sua vez, representa a liberdade da África.



Camarões

Nome oficial: Seleção Camaronesa de Futebol
Apelido: Leões Indomáveis
Origem: Por ser um animal típico da fauna do país (sem falar de sua representação de força e domínio), o leão é o símbolo da nação africana. 



Argélia

Nome oficial: Seleção Argelina de Futebol
Apelido: Raposas do Deserto
Origem: Em um território dominado pelo Deserto do Saara, o país escolheu um animal típico da região para representá-lo em campo.




Alemanha

Nome oficial: Seleção Alemã de Futebol
Apelido: Mannschaft (equipe)
Origem: Originalidade não parece ser o forte dos alemães, quando se trata de apelido. O outro nome dado à seleção do país é nada mais do que “equipe”. 



Suíça

Nome oficial: Seleção Suíça de Futebol
Apelido: Schweizer Nati, La Nati ou Squadra nazionale
Origem: Os três apelidos representados em diferentes línguas (alemão, francês e italiano) representam a mesma coisa: seleção nacional. 




Bélgica

Nome oficial: Seleção Belga de Futebol
Apelido: Diabos Vermelhos
Origem: O nome nada amistoso da seleção da Bélgica surgiu depois de vencer uma partida contra a Holanda, em 1906, e continua até hoje.



Holanda

Nome oficial: Seleção Holandesa de Futebol
Apelido: Laranja Mecânica
Origem: São várias as referências presentes no apelido da seleção da Holanda. A mais óbvia é a cor do uniforme, mas ainda há influência do bem-sucedido e inovador esquema tático do “carrossel”, criado para a Copa do Mundo de 1974. Por fim, há ainda uma homenagem ao filme homônimo de Stanley Kubrick, lançado em 1971.


Rússia

Nome oficial: Seleção Russa de Futebol
Apelido: Soviéticos ou Сборная (equipe)
Origem: O nome “soviéticos” remonta ao tempo da Guerra Fria, quando a Rússia ainda era parte da União Soviética, antes da queda do Muro de Berlim. Para quem não aprecia muito esse passado, outro termo usado é “Сборная”, que significa equipe em russo.


Bósnia e Herzegovina

Nome oficial: Seleção da Bósnia e Herzegovina de Futebol
Apelido: Plavo-žuti ou žuto-plavi
Origem: Não importa a ordem. Essas duas versões do apelido da Bósnia e Herzegovina fazem referência às cores da bandeira do país, o amarelo e o azul.




Itália

Nome oficial: Seleção Italiana de Futebol
Apelido: Azzurra (Azul)
Origem: O apelido da seleção da Itália simboliza o azul usado no uniforme do time e, assim como as roupas usadas pelos jogadores, é uma homenagem à dinastia Casa de Savoia, do rei Vítor Emanuel, responsável pela unificação do país, no século 19.



Inglaterra

Nome oficial: Seleção Inglesa de Futebol
Apelido: Os Três Leões
Origem: Este apelido surgiu devido ao brasão do exército inglês, que tem estampados três leões. Esses mesmos animais também estão presentes no escudo da federação de futebol do país.



Espanha

Nome oficial: Seleção Espanhola de Futebol
Apelido: La Roja (A Vermelha) ou La Fúria (A Fúria)
Origem: Enquanto o apelido “La Roja” se refere à cor vermelha da bandeira e do uniforme espanhol, “La Fúria” tem uma razão histórica. Esta alcunha remonta ao episódio do saque de Antuérpia (1576), na Bélgica, durante a Guerra dos 80 anos, em que a Espanha tentava manter seu território unido aos Países Baixos. 


Grécia

Nome oficial: Seleção Grega de Futebol
Apelido: Ethniki (Nacional) ou Galanolefki (Azul-Branco) ou Piratiko (Navio Pirata)
Origem: As expressões Ethniki, que significa “nacional”, e Galanolefki, que quer dizer azul-branco, em referência às cores da bandeira, têm significados mais óbvios do que Piratiko, cuja tradução é “navio pirata”. Este último surgiu em 2004, com um comentário de um jornalista de TV, a respeito da vitória da Grécia sobre Portugal, na final da Eurocopa.


Croácia

Nome oficial: Seleção Croata de Futebol
Apelido: Vatreni (Ardente)
Origem: Os corações ardentes e em chamas e a paixão dos croatas por seu país foram a inspiração para a criação do apelido “ardente” para a seleção. 



Portugal

Nome oficial: Seleção Portuguesa de Futebol
Apelido: Seleção das Quinas
Origem: O apelido de Portugal tem origem na bandeira do país, que, em seu centro, apresenta um centro branco preenchido com cinco escudos azuis (chamados de quinas), que fazem o desenho de uma cruz, representando as chagas de Jesus Cristo e os cinco reis mouros derrotados pelo Afonso I de Portugal, no século 12. 


França

Nome oficial: Seleção Francesa de Futebol
Apelido: Les Bleus (Os Azuis)
Origem: Assim como várias outras seleções, a França adotou o apelido Les Bleus em referência à cor da camisa de seu uniforme.



Fonte: Os apelidos das seleções de futebol dos países da Copa 2014

Um comentário :

  1. Grande oportunidade de Renda Extra! Você não precisa comprar nada, apenas divulgar os serviços da empresa. Nesse sistema você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Você terá total suporte da empresa e direito ao material de apoio e divulgação. Saiba mais através do site.Trabalhe em casa ou em qualquer lugar do Brasil e obtenha ganhos semanais superiores a R$ 150,00 e ganhos mensais superiores a R$ 1.500,00. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/45088979

    ResponderExcluir