sábado, 31 de maio de 2014

Dia Mundial sem Tabaco: Siga as dicas e abandone o vício

Que tal aproveitar o Dia Mundial sem Tabaco para abandonar o vício de fumar ?

No Brasil existem cerca de 25 milhões de fumantes dos quais 200 mil morrem todos os anos. Cada vez mais os fumantes tem motivos para largar o vício do cigarro. Estão sendo aprovadas no país leis que proíbem o uso de cigarros em lugares fechados como restaurantes, bares, cinemas, aeroportos, e outros, bem como, estão sendo extintas as áreas reservadas para fumantes (fumódromos), ficando os estabelecimentos que não cumprirem as regras sujeitos à multas. Mas os principais motivos que fazem os fumantes pensarem em parar de fumar são os relacionados aos riscos à própria saúde ou a dos familiares. De acordo com a pesquisa realizada pelo site do "R7", 8(oito) em cada 10(dez) fumantes já tentaram largar o vício de cigarros e 87% dos brasileiros se arrependem de ter começado a fumar.


Alinne Moraes  
A atriz global estava entre os famosos que não viviam sem o cigarro. Mas, no fim do ano passado, a atriz utilizou sua conta no Instagram para afirmar que havia parado de fumar para, entre outras coisas, não prejudicar seu bebê

Foto: Reprodução/ Instagram


Confiram aqui os benefícios de parar de fumar:
Alden Merlin e Isais Lanzeloti - Arte/R7
Para o pneumologista José Roberto Jardim, da Unifesp, só há um modo de deixar o cigarro de lado: querer.
— Não adianta dar bronca, porque o fumante só vai largar se quiser. E, para isso, precisa ter uma razão, como medo de ficar doente, ter alguém da família ou amigo próximo que está doente por causa do cigarro ou mesmo achar que já fumou demais e que o cigarro não está trazendo mais nenhum benefício.
Em cada tragada, o fumante inala 7.000 substâncias diferentes, sendo 4.700 delas conhecidas. A nicotina está entre elas, mas, ao contrário do que muitos acreditam, é a que menos faz mal à saúde, alerta Jardim.
— Seu grande problema é a dependência. Desse total de substâncias conhecidas, de 40 a 50 são cancerígenas, ou seja, em cada tragada, a pessoa inala essa totalidade de “poluentes” para o pulmão.
"Cheguei a fumar bituca de cigarro de dentro do cinzeiro”, diz ex-fumante

Juliana Paes  
Outra que saiu do vício graças à chegada de um filho foi a atriz Juliana Paes. A global já havia tentado usar até adesivos de nicotina para parar de fumar, mas foi só a preocupação de prejudicar seu bebê que conseguiu ajudá-la a largar o cigarro

Foto: Reprodução/Instagram

Não tenha medo de engordar
Um dos grandes medos do fumante é engordar ao largar o cigarro. Mas, fique calmo! Segundo os especialistas, isso realmente acontece, mas o ganho de peso é tão baixo, entre 1,5 kg e 2 kg, que chega a ser insignificante. O médico da Unifesp aponta algumas razões para este cenário.
— Quando a pessoa fuma, ela irrita os órgãos sensores do cheiro, o que acarreta em prejuízo do paladar. Quando ela vira ex-fumante e passa a sentir gosto, é natural que coma mais.
Entre outros motivos estão a vontade de comer mais carboidrato, a ansiedade que faz a pessoa substituir o cigarro pela comida e a melhor absolvição do organismo.
— A nicotina contrai os vasos do intestino e do estômago e, ao parar de fumar, os vasos dilatam e, consequentemente, absolvem mais comida.
Portanto, não hesite: deixar o cigarro melhora a “qualidade de vida, a redução do risco de desenvolver doenças associadas ao cigarro, a respiração, o fôlego, o cansaço e tudo mais”, garantem os médicos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário